As mandalas


MANDALA significa círculo, circunferência, centro, diagrama sagrado. As Mandalas existem a mais de 5.000 anos e surgiram na Índia e no Tibet encontrando-se presentes nas raízes de todas as culturas e civilizações. O circulo representa a totalidade e a unidade, o consciente e o inconsciente, contêm o côncavo e o convexo.

As Mandalas acessam e exercitam naturalmente nosso hemisfério direito do cérebro (responsável pelas idéias luminosas, criações geniais, rapidez na resolução dos problemas) também induz-nos à concentração, abstração e criatividade. Serve para organizar fatores desordenados de nossa psique.

No budismo o ritual de oferecer Mandalas é um processo extremamente complexo, repleto de ritos e significados, que traduz um ato de abnegação, gratidão e reconhecimento.

Em termos amplos, oferecer uma Mandala é um genuíno voto de bem-querer. Trata-se de um gesto de generosidade espiritual e sentimentos nobres. É efetivamente desejar a quem se oferece o mesmo que desejamos para nós próprios, uma vez que a Mandala é uma exteriorização da nossa essência.

Entenda o significado das cores, e prepare sua mandala da melhor forma:

  • Vermelho– é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Quando a cor vermelha está numa mandala, ela precisa ser bem usada, pois pode tirar o sono ou deixar a pessoa irritada.
  • Amarelo– é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
  • Laranja– é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.
  • Verde– é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Quando uma mandala tem a cor verde, suas vibrações são sempre energizadoras e, seja em que nível for, ela é benéfica para todos.
  • Azul – traz equlíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
  • Índigo – trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.
  • Violeta ou Lilás– é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Quando uma mandala tem a cor violeta ou lilás, ela limpa e isola os ambientes em que está.
  • Rosa– trabalha afetividade, amor, harmonia, união, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

As Mandalas são desenhos especiais e energéticos. São formas Universais e, portanto, para todos.

Encomende sua mandala, e energize-se!

Comments are closed.